top of page
Buscar

OUTUBRO, MERCADO E INDÚSTRIA 'ROSA'


Agora é moda, bota fitinha rosa no rótulo, das uns reai$ para um instituição e pronto, responsabilidade social cumprida - assim a industria dos produtos para mulheres dizem combater o cancer mais comum entre as mulheres - causado, ora veja só, pelos disruptores endocrinos outros tóxicos contidos nos cosméticos e maquiagens industriais - produzidos pelas mesmas que agora tão produzem rotulos rosas.


A  morte de nosso cosmos, de nossas deusas mulheres e suas diversas faces alta, baixa, gorda e magra, cacheada ou lisa, nos impulsionou por uma busca inalcançável e caríssima pela beleza estilo 'barbie'-, uma pesquisa mostrou que as mulheres gastam mais de 50% do salário em procedimentos estéticos, e a classe C é a que mais gasta. A indústria rosa, conjunto de empresas que produzem “coisas” para mulheres só cresce. Em sua grande maioria esses são produtos que prometem a beleza estilo barbie e a, higienização e controle do corpo feminino: suprimem nossos cheiros naturais, tiram nossos pelos, desinfeta nossa pepeka, hormônios para não engravidar, hormônios para não envelhecer, e por aí vai...



Essa indústria cheia de metais pesados, toxinas cancerigenas, parabenos, ftalatos, petrolatos e essências aromáticas sintéticas são um grande problema para a saúde da mulher, sendo já comprovado o potencial cancerígeno das composições de shampoos, cremes, hidratantes, maquiagens, absorventes, e também dos anticoncepcionais e das reposições hormonais na menopausa. .

Aí vem o discurso do auto exame: Façam autoexame porque a melhor prevenção para o câncer de mama é o diagnóstico precoce. O autoexame é sim  uma ferramenta importante de autoconhecimento, observação e autocuidado, mas os números mostram que diagnóstico precoce não evita a morte e países que não tem essas políticas têm as mesmas taxas de mortalidade de países que propagandeiam o diagnóstico precoce.

Diagnostico precoce NÃO é, a melhor prevenção, a melhor prevenção é cessarmos o consumo de cosméticos e produtos da indústria rosa e voltar ao natural. É interrompermos imediatamente o consumo de hormônios sintéticos, que chegam inclusive pela alimentação. O caminho para prevenção é diminuir a propaganda de culto a jovialidade e a beleza que é imposta às mulheres.

O caminho para prevenção é a revolução, revolução significa voltar: voltar aos produtos naturais, à nossa beleza natural,  à alimentação natural, aos nossos ciclos naturais. A melhor prevenção é criarmos redes de apoio onde possamos nos comunicar e cuidar de nossas emoções. A melhor prevenção é boicotar essas indústrias que poluem nossas águas, nossa terra, e geram assim um sem fim de agentes patológicos.


 
 
 

Comments


logomarca de barbara ferreira
bottom of page